Política e Objetivos da Qualidade

POLÍTICA DA QUALIDADE

Obter a satisfação plena dos participantes assegurando acesso aos melhores recursos médico-assistenciais disponíveis.
Treinar e motivar os colaboradores para que estejam preparados para o exercício de suas responsabilidades, e mantenham uma postura comprometida com a excelência do atendimento.
Buscar o constante aprimoramento dos processos internos e do sistema de gestão da qualidade para a obtenção dos resultados almejados.

OBJETIVOS DA QUALIDADE

1. Prover a mais ampla cobertura médico-assistencial
O acesso aos mais efetivos recursos médico-hospitalares, terapêuticos e diagnósticos está diretamente associado à disponibilidade de recursos financeiros para custeá-los. Desta forma, um dos objetivos do plano é proporcionar a restituição integral das despesas de saúde registradas pelos usuários, no menor tempo possível, proporcionado por uma sólida parceira do plano, na figura de seu departamento médico, com cada um dos usuários.

2. Zelar pelo padrão de qualidade dos serviços oferecidos aos participantes
O princípio fundamental que embasa a modalidade de livre escolha e reembolso, além de coberturas robustas, é garantir ao usuário a obtenção de um padrão de atendimento que assegure a efetividade de seu tratamento. Assim, os critérios para credenciamento de hospitais, clínicas e laboratórios devem refletir, sempre que praticável, o alto nível de exigência dos usuários, a fim de garantir sua satisfação.

3. Assegurar solidez atuarial e a perenidade da instituição
A natureza básica do serviço prestado por um plano de saúde é a gestão dos recursos aplicados na prestação continuada de serviços médicos aos integrantes do sistema que deles necessitarem, cada qual ao seu tempo. A solidez de um plano de saúde é fundamental para garantir o ininterrupto acesso aos serviços requeridos e se baseia na gestão dos riscos inerentes ao negócio. Em função disso, o aumento do número de vidas, visando reduzir a idade média do grupo e diluir riscos, e a manutenção de reservas financeiras em níveis adequados são de extrema relevância para atingir este objetivo.

4. Oferecer atendimento ágil e personalizado
A ABAS 15 valoriza a personalização do atendimento, agilidade e a manutenção de uma relação de confiança com os participantes. Isto se traduz em uma atenção especial a cada atendimento, no esforço adicional para garantir a agilidade em suas respostas, em sua presença, quando necessária, como parceira na busca da melhor solução para o problema de saúde apresentado pelo usuário. Conhecer a percepção dos participantes sobre esta relação é o que possibilita o seu desenvolvimento continuado.

5. Garantir a melhor relação custo x benefício
A utilização adequada e equilibrada dos recursos, associada ao fato da instituição não possuir fins lucrativos, constitui-se na base necessária para a manutenção de uma relação custo x benefício satisfatória. A análise criteriosa das despesas e a negociação prévia de serviços, visando fixar preços razoáveis para serviços intangíveis, são extremamente importantes para a manutenção deste contínuo objetivo.

6. Aumentar continuamente o nível de satisfação dos participantes
A expectativa da instituição é que o aumento da satisfação dos participantes seja consequência da aplicação contínua dos princípios que balizaram sua política e objetivos. O monitoramento da satisfação dos participantes possibilita observar oportunidades de aprimoramento, além de conquistar e manter a excelência de atendimento.

7. Aprimorar a competência da equipe
A instituição é composta, essencialmente, por pessoas. São essas pessoas que materializam o serviço prestado. O aprimoramento da consciência e competência de cada membro da equipe constitui-se em um dos pilares que possibilitam atingir os objetivos propostos. Uma carga adequada de treinamentos, gerenciada de forma personalizada, constitui-se em uma excelente ferramenta na busca deste objetivo.

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