Notícias
Prezado participante, esse espaço tem como objetivo disponibilizar notícias interessantes sobre saúde coletiva, o setor de saúde suplementar, dicas de saúde e bem-estar e promoção/prevenção de doenças. Se desejar, V.Sa. poderá contribuir com o presente espaço, enviando sugestões de matérias para publicação.

Aniversário da ABAS

10/09/2019

Neste mês de setembro, comemoramos 25 anos de sucesso! Nossa estimada ABAS, tem por objetivo reunir colegas e conquistar recursos para que o grupo possa usufruir dos benefícios disponíveis e desde a nossa fundação, oferecer ampla assistência, atendimento personalizado e o melhor custo-benefício.

Com muita alegria e orgulho, comemoramos mais um ano de existência superando resultados e acreditando em um futuro promissor, agradecemos imensamente a sua confiança e credibilidade.

Autorização Eletrônica

21/06/2019

INOVAÇÃO NO ATENDIMENTO LABORATORIAL

Pensando em oferecer mais comodidade e facilidade no atendimento laboratorial, agora a ABAS passa a contar com uma parceria renovada com o Laboratório CONFIANCE Medicina Diagnóstica.

 

A partir do dia 24/06/2019 no laboratório CONFIANCE o pedido de autorização será realizado via on-line, onde a maioria dos exames serão autorizados no momento do atendimento. Os exames de maior complexidade serão avaliados pela auditoria médica, em tempo reduzido. Os usuários ABAS poderão ser atendidos no laboratório CONFIANCE portando somente a solicitação médica juntamente com a carteirinha e documento de identificação.

 

Ressaltamos ainda que na parceria fechada os valores dos exames foram renegociados em condições especiais à ABAS, incluindo o serviço de atendimento domiciliar para coleta de exames na região de Campinas-SP, sem custos para o usuário. Neste sentido, os usuários poderão ligar para o Laboratório CONFIANCE no telefone (19) 3727-3393 e agendar a coleta domiciliar. Para este serviço será necessário o envio prévio ao laboratório do pedido médico, pois o técnico do laboratório já irá realizar a coleta com o exame autorizado.

O laboratório possui estrutura com vários pontos de atendimento e horário estendido de segunda a sexta-feira das 6:30h as 17:30h. Algumas das unidades atendem inclusive aos sábados, domingos e feriados. Maiores informações sobre o laboratório CONFIANCE podem ser vistas no link.

Abertura do Processo Eleitoral da ABAS 15

21/06/2019

O Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, no uso de suas atribuições, comunica a abertura do processo eleitoral para os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Ouvidoria. Saiba Mais...

Aedes Aegypti

10/05/2019

Campanha de prevenção e combate às doenças de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela.

Prevenção ao mosquito é a única e eficaz forma de combate, cuide-se! Saiba mais... 

Assembleia Ordinária da ABAS realizada em 26/04/2019

26/04/2019

Confira na integra a Assembleia da ABAS 15, acesse. 

1º Seminário sobre a Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário

28/03/2019

O Conselho Nacional de Justiça, por meio do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, realiza no dia 28 de março o 1º Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. 

Local: Tribunal Superior do Trabalho 

Público alvo: Representantes dos Tribunais e Representantes da AMB, Ajufe e Anamatra.

Horário: 9h às 18h.

Palestra Dr. Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, Desembargador do TRT 15 e  Presidente do Conselho de Administração da ABAS 15.

Horário: 14h.

Para mais informações, leia a programação.

A conta não fecha

18/09/2018

"Envelhecimento da população, tecnologia, corrupção e desperdício: por que os planos de saúde são tão caros".

Saiba mais...

Desospitalizção

17/09/2018

De acordo com a revista VISÃO SAÚDE (Jan/Fev/Mar - 2018) atualmente o sistema de saúde suplementar encontra-se refém dos hospitais de alta complexidade. Saiba mais...

Cuidados Paliativos

20/07/2018

O programa "Conversa com Bial" da última semana promoveu um importante e emocionante debate sobre os cuidados paliativos no fim da vida. Saiba Mais...

Excesso de exames indica a inadequação da conduta médica

18/09/2017

Exames devem ser solicitados, única e exclusivamente, para fechar diagnóstico

 

É crescente o número de denúncias no Cremesp sobre médicos que solicitam exames desnecessários a pacientes. Há casos em que os pedidos atingem de 40 a 60 procedimentos para um mesmo paciente. Exemplo disso são as solicitações para diagnóstico relacionados a performance esportiva, antiaging, medicina ortomolecular e antroposófica. 

 

Nos últimos três anos, foram instauradas 32 sindicâncias no Cremesp referentes à solicitação excessiva de exames. Desse total, 14 estão em andamento, dez foram arquivadas e oito se transformaram em processo ético-profissional.

 

De acordo com Maria Lucia Bueno Garcia, médica clínica e livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), “as indicações de exames têm de ser individualizadas para cada paciente e sua situação clínica”. Além disso, devem-se priorizar os exames mais adequados para diagnóstico e conduta. “O ideal seria pedir o menor número de exames possível, para atingir essa meta com a maior segurança e proveito do paciente”. Saiba Mais...

Despesas Assistenciais

17/07/2017

Estudo da FenaSaúde mostra que variação da despesa por beneficiário no Brasil é uma das mais elevadas do mundo


Publicação especial foi apresentada aos ex-presidentes da Federação durante celebração de 10 anos de sua fundação 
Em seus 10 anos de fundação, a Federação Nacional de Saúde Suplementar
(FenaSaúde) cumpre sua missão de contribuir para a consolidação do mercado privado de assistência à saúde. Para celebrar a data, a entidade lançou, nesta quarta-feira (12), a primeira edição da série “Por Dentro da Saúde Suplementar”, com o tema ‘Variação da Despesa Assistencial Per Capita’, durante almoço comemorativo que reuniu os ex-presidentes da FenaSaúde: Luiz Carlos Trabuco, Geraldo Rocha Mello, Heráclito Brito e Marcio Coriolano. 
De acordo com a publicação, gastos com saúde crescem em ritmo mais acelerado que o da inflação geral de preços ao consumidor no Brasil e em outros países. Na série histórica entre 2008 e 2016, constata-se alta acumulada de 179,3% nas despesas assistenciais per capita na Saúde Suplementar, enquanto a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 72,5%, no mesmo período. 
O levantamento realizado por especialistas da FenaSaúde compara também os gastos com saúde em outras nações e aponta que, no Brasil, o gasto per capita em saúde cresce de forma mais acentuada do que em muitos países desenvolvidos. Entre 2004 e 2014, a variação acumulada no Brasil foi de 80,2%, maior do que no Japão, 57,9%; Estados Unidos, 47,6%; Canadá, 43,6%; França, 38,0% e Reino Unido, 31,9%. 

O aumento progressivo dos custos médico-hospitalares por beneficiários, sempre superior à inflação dos preços ao consumidor, é um dos maiores desafios para a sustentabilidade do mercado de Saúde Suplementar, segundo Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde. “Em 2015 e 2016, a variação da despesa assistencial per capita foi de 19,2%, ou seja, 2,8 vezes superior ao IPCA. Essa espiral inflacionária foi alimentada pelo crescimento dos preços de produtos médicos e, entre outros fatores, pelo aumento na frequência de utilização dos serviços de assistência médica. Trata-se do maior percentual já registrado. Essa escalada onera, em última instância, os contratantes individuais, as empresas e dificulta o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de planos e seguros de saúde”, explica a executiva. Uma década – A publicação ‘Por Dentro da Saúde Suplementar – Variação da Despesa Assistencial Per Capita’, foi apresentado, em primeiro-mão, aos ex-presidentes da FenaSaúde, Luiz Carlos Trabuco, Geraldo Rocha Mello – ambos idealizadores que lideraram a criação da Federação – além de Heráclito Brito e Marcio Coriolano, durante confraternização pelos 10 anos da FenaSaúde, completados em fevereiro de 2017. Saiba mais...

DOE VIDA!

30/06/2017

Seja um doador de Sangue e Medula Óssea.

Posto Unicamp - Hemocentro Campinas

Telefones: 0800 722 8432

                   (19) 3521-8705

Dias: Segunda-Feira a Sábado (Inclusive Feriados)
Horário: 7:30h - 15:00h

Acesse o site e saiba mais...

DOADOR DE MEDULA ÓSSEA: Atualize seu cadastro

Saiba mais...

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea é preciso procurar o Hemocentro mais próximo.

Pronto Socorro virou butique de saúde

05/04/2017

"Denise Soares dos Santos, a engenheira que virou administradora de hospitais e agora é CEO da Beneficência Portuguesa de São Paulo, diz que a mudança de hábito do brasileiro causa superlotação nos pronto-socorros particulares. Segundo ela, estão usando os PSs sem emergência, como "butique de saúde", um consultório a jato, com exames na hora, para não esperar uma vaga no seu próprio médico." Saiba mais...

Inflação Médica

03/08/2017

Alta nos preços de materiais e medicamentos, aumento na frequência dos atendimentos e custos com inovação tecnológica ameaçam a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar.

A Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCHM), indicador da “inflação médica”, utilizado pelo mercado de Saúde Suplementar, aponta que as despesas assistenciais crescem de maneira expressiva e acima da inflação geral de preços. De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), o índice de variação das despesas da assistência à saúde é que determina o reajuste anual das mensalidades dos planos. Esse índice é formado pela combinação de dois componentes básicos: a variação dos preços pagos por consultas médicas, exames complementares, atendimento ambulatorial, terapias e internações; e o aumento da quantidade de procedimentos utilizados por beneficiário desses serviços.

A incorporação de tecnologia também exerce enorme impacto nas variações anuais de custo, segundo explica a presidente da entidade Solange Beatriz Palheiro Mendes.

– Em diversos setores econômicos a inovação tecnológica melhora a qualidade, a produtividade e, como consequência, reduz o custo do produto ou serviço. No setor de saúde não é bem assim. Novas tecnologias são disponibilizadas pela indústria de materiais e equipamentos hospitalares com intensa regularidade e acentuada elevação de preços. É por isso que a tecnologia faz crescer a despesa no setor de saúde. Consequentemente, não se deve abusar desses recursos tecnológicos sem levar em consideração sua eficácia e eficiência.

Portanto, a “inflação médica”, na avaliação da presidente da FenaSaúde, não guarda relação com a inflação geral de preços porque o custo médico é formado por variáveis relacionadas ao aumento da variação de preços de insumos, como também da contínua incorporação de novos procedimentos, de práticas que levam ao desperdício e do aumento da longevidade da população que implica em maiores demandas por serviços de saúde.

– É preciso compreender como é formado este preço no segmento. Por exemplo, além do aumento da consulta, também pesa na formação das despesas, e portanto nos reajustes, o aumento na quantidade de consultas realizadas, ou seja, na frequência de utilização. Sendo assim, é necessário observar que quanto mais consultas são feitas, mais isso irá refletir nos custos dos planos de saúde. As consultas podem ter até o mesmo valor, mas se forem realizadas em maior número, o custo do plano sobe. O reajuste divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve espelhar a variação das despesas de cada beneficiário como condição para preservar a sustentabilidade econômica da operação. A “inflação médica” é a combinação das duas: a variação de preço e a variação da frequência. Não é, portanto, um índice de preços. É, na verdade, um índice de despesas – explica a presidente.

Gastos crescentes das operadoras não fecham a conta.

Diante deste quadro, a entidade chama atenção para o fato de que o índice de reajuste de 13,55%, definido pela ANS para este ano, não cobre os gastos crescentes das operadoras. Segundo levantamento da própria FenaSaúde, 19,17% foi o percentual de despesa assistencial de cada beneficiário.​ Saiba Mais...

Please reload

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

Ligue

T: 123-456-7890F: 123-456-7890 

Código do Plano 480.712/18-0

© 2017, Associação Beneficente de Assistência à Saúde dos Juízes do Trabalho - 15ª Região, todos os direitos reservados.

CONTATO

falecom@abas15.org.br

Autorização - Por favor, entre em contato com seu consultor de relacionamento.

Rua Barão de Jaguara, 707

 Salas 101 a 104 - 10º andar

Bloco Mozart - Centro

13015-926 - Campinas - SP

Fones: (19) 3733-5060

De segunda à sexta, das 8h às 18h

LOCALIZAÇÃO